O crescimento da frota de veículos no Brasil é um problema?
Este é um questionamento que precisamos responder.
É natural para qualquer ser humano, adquirir, buscar, prosperar, ter independência para ir e vir, a qualquer tempo e para qualquer lugar! E convenhamos, para satisfazer todas estas necessidades (e vontades), poderiam estas pessoas contar com o transporte público coletivo em suas cidades? A resposta parece ser bastante óbvia: claro que não.
O descaso com o transporte público vem de anos. Seja por reconhecer a situação e aproveitar para alavancar a indústria automobilística, o governo investiu nos últimos anos na chamada “Nova Matriz Econômica”, agora já desmistificada e desfeita neste ano de 2015.
Frota Crescente
Nos últimos dez anos, foi muito fácil adquirir um moto ou um carro popular. As suaves parcelas geraram desembolsos mensais menores que os a serem pagos nas roletas dos ônibus lotados. A redução do IPI e o crédito farto fizeram com que a indústria automobilística batesse recorde atrás de recorde. Esta foram a lógica e a tendência adotadas. Isto tudo contribuiu para o aumento desenfreado da frota de veículos. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por veículo, agora é de 4,4 habitantes por automóvel.
Façamos jus à estratégia anteriormente adotada: a saúde da indústria de automóveis tem seu papel reconhecido como importante fator para a manutenção do crescimento econômico, seja aqui ou na Alemanha. Porém, quanto mais veículos nas ruas, maiores o congestionamento, a perda de tempo no deslocamento, a agilidade logística, dentre vários outros fatores relacionados à qualidade de vida dos cidadãos.
Como um dos princípios básicos da economia se faz sempre presente – a quantidade dos recursos é finita – o governo não consegue ampliar a infraestrutura na velocidade da demanda. O que fazer? Ele próprio já deu a resposta, através da Lei 12.587/2012.
Ela deu a diretriz básica para que as cidades consigam melhorar a mobilidade de seus habitantes, traduzindo em benefícios para todos os setores. E agora? Depende de nossos líderes colocar em prática as ações preconizadas em lei.
Você sabe o que é um Plano de Mobilidade? Tem idéia como pode impactar sua vida?